Bom galera antes de começar, gostaria de deixar bem claro que esta é minha visão sobre o clipe, e grande parte do que está escrito aqui é minha interpretação, com relação a explicação da banda vocês podem ler nos links que estarão disponíveis no final da postagem, se você é fã e quer deixar seu entendimento para ser debatido com a gente,sinta-se convidado a deixá-lo aqui nos comentários.
Análise XIX (19)
Iniciaremos por entender melhor o título desta canção: XIX = 19, o número romano tem um significado curioso se colocado lado a lado com os acontecimentos que ocorreram com a banda até o ponto atual deste novo álbum, o 19 é um número muito positivo. Anuncia recomeço, sucessos e vitórias pelo próprio esforço. Representa que a vida é um movimento constante e agora a roda gira a nosso favor, embora isso o 19 tem significado para aqueles que tentam dar a volta por cima tentam se reerguer mais ainda sim possuem o medo de cair nesse trajeto ou de não conseguir, ou seja talvez esse número represente os momentos e medos que a banda passou de recomeçar sem Paul Gray, mas por fim tudo ocorreu de forma correta.
Corey Taylor: 19,19° ano do Slipknot (5TGC foi lançado em 2014). XIX representa o dobro da faixa intro do Iowa 515.
O nome alternativo usado para XIX seria Pagan Flowers ou Flores Pagãs, o Paganismo é usado principalmente em um contexto histórico, referindo-se a mitologia greco-romana por isso o significado do número XIX em romano.
Musicalmente XIX parece ser tocada por instrumentos fúnebres aqueles utilizados em velórios, muito comum em velórios tradicionais na região da Ásia, eles têm como seu propósito serem melancólicos e transmitir a tristeza assim como o decorrer da música.
“Esta não é uma canção para os vivos, Esta canção é para os mortos!”
A frase inicial de XIX explica diretamente a quem essa música é direcionada, no início do vídeo clipe um caixão aparece juntamente uma árvore, o simbolismo mais conhecido da árvore é de símbolo da vida, representando a perpétua evolução, sempre em ascensão vertical, subindo em direção ao céu. Mas neste caso a árvore está ao lado de um caixão e notem que a árvore está morta, o que pode vir a significar que Paul era a base da banda, era aquilo que fazia a banda crescer e se direcionar para a fama, outro contexto é que a árvore muitas vezes representa a família que no caso está destroçada “morta” sem o pilar principal da banda.
Um ponto a se notar também é a velocidade do céu notem que tudo passa rápido enquanto a imagem da árvore e do caixão parece permanecer estática o que pode significar o tempo a qual a banda ficou parada devido a morte do baixista, o tempo passava e eles ainda estavam presos a este acontecimento.
Um carro fúnebre chega ao caixão e a árvore, pode ser “briza” minha, mas notem o campo vazio, e a chegada, ao meu entender essa parte é a sensação da banda ao chegar talvez ao hotel em que Paul havia falecido, pensem: Eles já sabiam a notícia por isso é representado como um carro fúnebre, quando o carro chega é evidenciado o caixão e a árvore, no caso seria o corpo de Paul Gray e o campo vazio seria o sentimento ou pensamento de cada um da banda, como se estivessem “perdidos”.
Novamente a figura feminina prevalece em .5TGC, o que pode ser entendido nesse clipe como a sensibilidade, com véus encobrindo o rosto e maquiagem pesada,
“Com meu rosto contra o chão
Eu posso ver que você me tirou do caminho
Eu não quero me levantar
Mas eu tenho que fazer isso
Então pode muito bem ser hoje”
As duas figuras chegam ao caixão e ocorre uma cena de “nudez” o que no caso pode representar a sensação de exposição a qual cada membro foi submetido ao divulgar o falecimento de Paul Gray ao mundo, pense, é como algo intimo, Paul era praticamente um irmão para eles, é como se eles tivessem que expor publicamente algo que eles jamais queriam expor, ainda mais expor que seu amigo morreu de overdose, é muito intimo sabendo assim que todos irão jugar e criticar Paul, segue esse trecho da música:
“Nada me atrai
Ninguém se sente como eu
Eu estou muito ocupado estando calmo para desaparecer
Eu não estou em forma para ficar sozinho
Ao contrário das merdas que você deve ter ouvido”
As figuras arranham o caixão em uma expressão de sofrimento, angústia e agonia, e abrem o caixão, talvez represente o reconhecimento do falecido que algum deles tenha que ter feito.
Logo após seguem cenas que parecem simbolizar confusão mental, como eles estivem mais uma vez perdidos, e notem a forma que uma das garotas apontam para o caixão como se estivessem dizendo “Isso não vai ficar assim” ai lembraremos que o Slipknot entrou na Justiça contra o médico que “disponibilizou” os medicamentos que causaram a morte de Paul.
As garotas levam o caixão para um lago, a água no caso tem vários significados podem estar representando lágrimas, o filósofo Tales de Miletodizia diz que “tudo é água” e “tudo começa na água”, novamente simboliza o ato de recomeçar.
Caixão em chamas: Nos tempos antigos um falecido só era queimado se possuísse grande importância, reis, rainhas, guerreiros dignos de honra e etc. Os demais cidadãos eram apenas enterrados, então neste caso acho que eles apenas demostraram que ele era uma pessoa importante e digna. No final ao fundo se nota o que parece ser um choro.
Abaixo segue o videoclipe de "XIX" legendado.
Shawn Crahan e Corey Taylor falam sobre XIX.
Corey Taylor e James Root explicam o significado de XIX
Texto por: Morrissey Guedes


Esse choro parece de um bebê, ou seja, representa a filha do Paul
ResponderExcluir