O guitarrista James Root foi entrevistado pela Ultimante Guitar durante a turnê "Prepare For Hell" antes de sua apresentação em Pensacola, Florida (29 de Abril). Jim foi submetido a varias perguntas feitas por fãs durante quase 1 hora de bate papo. Abaixo segue algumas perguntas que fizeram ao guitarrista.
Radewerk: "Você e Mick dividem os trabalhos durante as gravações das faixas? Ou há casos que ele trabalha sozinho em uma musica e você faz o mesmo com outra?
James Root : " Não. Nós fazemos praticamente tudo junto. Depende do autor de cada musica,mas praticamente fazemos tudo junto. Eu escrevi a maior parte do ultimo registro (.5 : The Gray Chapter) por isso tenho mais ideias,mas se Mick tem alguma ideia para engrossar alguma parte,ou uma linha mais melódica ele e livre para colocar. Mas o que se diz a respeito de solos a gente tenta dividir da forma mais "uniforme" possível. "
"Então quando vocês tocam ao vivo,vocês tocam as partes que vocês gravaram no disco?"
James Root : "Sim. As vezes a casos que são praticamente impossíveis de recriar ao vivo ,por que tem muitos efeitos ou se não uma serie de sete a oito pedais acontecendo. Então se precisamos tocar algo assim ao vivo deixamos com Craig (Sampler,tecladista) e Craig preenche estas partes."
ShredderMan1:" Você era um estudante de todos os estilos? "
James Root : "Eu tinha uma grande apreciação com o jeito com que Dave Mustaine tocava,e o fato dele cantar e fazer o que faz ao mesmo tempo. A tantos guitarristas que eu me espelhei. Mas provavelmente um dos meus guitarristas favoritos de todos os tempos e David Gilmour. Ele usa tanta emoção no que faz,que ele realmente fala com sua guitarra e seu tom é incrível."
Nuclearcrayon: "Qual é a sua musica favorita para tocar ao vivo com o Slipknot e por que?
James Root: " Hmm,e uma pergunta interessante porque temos vários tipos de abordagens,nós temos maneiras diferentes de escrever musicas. Nós temos nossos simples thrash's ate speed-metal estas coisas. Mas temos também as nossas musicas mais escuras,mais mentais. Eu realmente gosto de tocar a musica "Gently" ao vivo,porque ela realmente fica bem pesada e com um monte de dinâmicas e nuances com a guitarra. Eu comecei usar alguns efeitos diferentes com os pedais. Estamos apenas tocando "Killpop" do novo registro que tem este tipo mais melancólico,temperamental e escuro. Eu gosto de musicas assim como "Prosthetics","Gently","Killpop" coisas assim..."
Matteo cubano: "Por que o Slipknot lança tão poucos materiais inéditos/ou canções exclusivas para trilha sonora? Podemos um dia esperar para ouvir algo assim?"
James Root: "Acho que a principal razão é que gravamos tudo o que temos de uma só vez. Por isso que tudo que temos as vezes não sai para uma trilha sonora ou uma edição especial. Eu não estou realmente certo de porque isto acontece,mas uma vez que sua carreira começa,você começa varias turnês e acaba acabando com os prazos e orçamentos. E também parece que no Slipknot todo mundo tem um projeto paralelo que merece mais atenção, [risos]. Você sabe do que estou falando."
"Mas todo mundo fica de fora quando o assunto e fazer algo mais?"
James Root : " Você tem um certo tempo limitado. Nós queríamos fazer um álbum duplo quando fomos gravar. Clown e eu estávamos conversando sobre isto ,e nós definitivamente não temos material suficiente para fazermos isto. Era tentar fazer isto (álbum duplo) com o pé atras,ou colocar tudo o que tínhamos e fazer um LP comum,então decidimos ficar com o LP. Estamos tentando descobrir uma forma de fazer isso,porque estamos evoluindo como banda. Nós temos musicas que não esta neste registro (.5: The Gray Chapter) que estamos pensando em como libera-las. Estamos tentando descobrir o caminho certo para fazer isto."
Sebo: "É diferente tocar as musicas mais velhas com Alessandro e Jay?"
James Root: "É diferente,mas quando Donnie (ex-guitarrista que preencheu a vaga de Paul Gray durante a Memorial Tour) estava conosco havia um monte de coisas que nos sentíamos falta. Mas nós não tínhamos tempo para sentar-se com Donnie e passar todos os nuances que Paul fazia nas musicas. Havia um monte de coisas que Paul fazia nas musicas que a gente pode ainda não estar consciente disto. Mas no seu sub-consciente você sabe que esta faltando alguma coisa naquela musica. Mas VMan e Jay venho ate minha casa antes de sairmos em turnê,eu sentei com ele (Vman) e tocamos juntos todas as musicas que iriamos tocar no set ao vivo. Não apenas as versões do álbum mas as versões ao vivo também, e conversamos de como Paul iria aborda-las na apresentação."
TheOffspring24: "Você quer falar sobre o Stone Sour?"
James Root: "Não,não tenho nada para falar sobre isso,eu acho que já falei tudo sobre isso."
TheOffspring24: " Do meu ponto de vista foi uma má decisão em expulsa-lo da banda,você era uma grande parte do som do Stone Sour."
James Root : "Eu ainda tento entender isto. Eu não intendo. Tudo que eu queria era dar uma pausa com o Stone Sour e fazer algo com o Slipknot. Aparentemente isto não era bom o suficiente para eles. Então tanto faz. Esta banda nunca será a mesma. Bem parece até que eles não conseguem escrever um novo álbum,eles estão apenas gravando covers. Tanto faz,eles perderam um bom escritor."
TheOffspring24: " Um grande escritor..."
James Root: "Ele é um cara divertido,mas acho que Josh não pode cobrir um guitarrista talentoso na banda. Se você pegar os registros do Stone Sour eu estou tocando em 80% das guitarras em todos os nossos registros,Josh não conseguia. Bom...tanto faz."